sábado, 11 de fevereiro de 2012

Moinhos dos Cubos – 2ª Edição, Dia 2

Foi um grande fim-de-semana este! Grande pela dimensão dos sorrisos que originou… Grande pela amizade que se sentia… Grande pela forma como fomos acolhidos nesta 2ª Edição dos Moinhos dos Cubos. E grande portanto, será também este post… Com muitas, muitas fotos! Tantas que optei por dividi-lo em 3, consoante o nº de dias.

Devo dizer que falhei a 1ª Edição, que teve lugar no ano passado com a malta que subiu ao Toubkal. Nesta 2ª Edição houve algumas ausências, todas elas sentidas, mas ainda assim, o grupo funcionou muito, muito bem, tornando esta 2ª edição um sucesso, com pedidos para mais!!!

Dia 2

Eram 07h30 quando, já acordada, começo a ouvir portas a bater… E quando bateram à minha porta a dar a alvorada, gritando alegremente: “Bom dia!! Vamos a acordar!! Tá na hora!!”, salto da cama, ainda enrolada no saco-cama e abrindo a porta de par-em-par, prego um valente susto ao Sô MC que já por ali andava a acordar toda a gente!! Hehehe!!

Depois de um valente pequeno-almoço, lá deixámos os Moinhos dos Cubos, iniciando o nosso trilho.

clip_image001[4] clip_image002[4] clip_image003 clip_image004

Então e vamos para onde? Quem é o guia? Éramos todos nós, em sintonia…

clip_image005 clip_image006 clip_image007 clip_image008

Seguimos por caminhos de pé posto, trilhos por entre as azinheiras, que nos levavam onde a gente quisesse ir…

clip_image009 clip_image010

No nosso caso, para começar, o destino era Alegrete e o seu castelo altaneiro.

clip_image011 clip_image012

E pelo caminho fomos descobrindo ainda bons terrenos de cultivo, onde as favas medram e as batatas grelam…

clip_image013 clip_image014

Onde os narcisos florescem, à beira de paredes caiadas de branco…

clip_image011[4] clip_image012[4]

Onde as oliveiras ainda vingam nos campos vestidos de verde, dando-nos sombra no caminho…

clip_image013[4] clip_image014[4]

À medida que nos aproximamos de Alegrete, ninguém resiste ao encanto deste castelo empinado no alto do monte.

clip_image015 clip_image016

E muito apropriadamente, passeamos com a Bicas, pela sua fonte!!

clip_image017 clip_image018

E vamos aproveitando para “cheirar” as belas flores, que nos aparecem pelo caminho…

clip_image019 clip_image020clip_image021 clip_image022

Desde uma “espécie” de dália de cor rosa, encantadora a reluzir ao sol, a outras flores, vermelhas, rosadas, ou couves em flor e estrelícias.

clip_image023 clip_image024clip_image025 clip_image026

Em Alegrete, começamos a subir, rumo ao castelo, passando um bar que poderia ser o nosso!!

clip_image027 clip_image028

Indo depois dar a uma fonte, onde alguns aproveitaram para saciar a sua sede.

clip_image029 clip_image030

Continuámos, subindo as ruas de Alegrete…

clip_image031 clip_image032

Apreciando pequenos pormenores, como o Coreto, ou a Torre do Relógio, a Fonte da Praça e o conjunto com a muralha, mandada erigir no reinado de D.Dinis.

clip_image033 clip_image034clip_image035clip_image036

Apreciamos ainda as igrejas… A Matriz (séc. XVI) – com a sua Torre do Relógio, e a da Misericórdia (séc.XVII), todas rematadas em azul que se confunde com o céu que lhes serve de pano de fundo…

clip_image037 clip_image038 clip_image039

Entretanto, com a subida, a mais pequenita do grupo e a mais velhota começam a ficar cansaditas e aproveita-se para descansar, antes de entrarmos no castelo.

clip_image040 clip_image041

E o castelo de Alegrete é magnífico! Remontando à época dos Lusitanos, foi depois da reconquista cristã que foi incorporado em território português e reedificado por ordem de D.Dinis no séc. XIV.

clip_image042 clip_image043 clip_image044

Aproveitamos para passear nas suas muralhas e eis senão quando, Sir Charles of the Missing Binoculars encontra os seus binóculos desaparecidos!!!

clip_image045 clip_image046

Ou pelo menos uns parecidos!! Não são tão bons como os originais, mas dão para observar quem está lá do outro lado a fazer adeus!!!

clip_image047 clip_image048

observamos as vistas em redor do castelo… A localidade de Alegrete a seus pés e depois a serra e a planície alentejana…

clip_image049 clip_image050 clip_image051 clip_image052

Saímos do castelo, procurando o trilho, por entre rosas que crescem junto à muralha, olhando a sua juventude perdida…

clip_image053 clip_image054

Mais abaixo, passamos por uma horta, cultivada em socalco, com um nome característico (que já não me recordo), por cactos “plantados” em beirais e por antigas casas, meio em ruínas…

clip_image055 clip_image056 clip_image057

Cruzamo-nos ainda com um curioso arco de uma porta, que revela alguns símbolos que se assemelham a flores-de-lis de um lado e cruzes templárias do outro, o que daria uma conotação de nobreza a esta casa. O que foi interessante é que a dona desta casa encontraram o arco por mero acaso, depois da parte de cima da porta de entrada ter caído, há algum tempo; nessa altura, aperceberam-se do arco real da porta original e decidiram-no colocar à vista de todos.

clip_image058 clip_image059

Com a ajuda do dono desta casa, encontramos o trilho que nos levaria alegremente, e por “maus caminhos”, à ribeira e daí para a crista da serra. Encontramos também outros pormenores interessantes, como este sino ou esta pena…

clip_image060 clip_image061

E à saída de Alegrete paramos, por um momento, a contemplar um olival com árvores que terão certamente pelo menos 1 século de existência.

clip_image062 clip_image063

O trilho é bom e a companhia também…

clip_image064 clip_image065

E num instante chegamos à ribeira…

clip_image066 clip_image067 clip_image068 clip_image069

Quem aproveita para o mergulho é a Bicas, sempre pronta para ir buscar uma pedrinha ao fundo da ribeira!!

clip_image070 clip_image071

Cruzamos nós também a ribeira para o outro lado, a passo, ou com balanço…

clip_image072 clip_image073 clip_image074 clip_image075

E começamos então a subida da serra, “colhendo” flores, apreciando as vistas e ultrapassando obstáculos…

clip_image076 clip_image077clip_image078 clip_image079 clip_image080 clip_image081

Ficam entretanto pelo caminho M. e a pequena I. que já não consegue aguentar a subida, enquanto os restantes continuam até ao cimo…

clip_image082

De lá, as vistas são magníficas…

clip_image083 clip_image084 clip_image085 clip_image086

Aproveitamos então para, no cimo das rochas, fazermos um belo pic-nic. O sol morno cobre-nos o rosto, a vista preenche-nos a alma e o ar, fresco, enche-nos o peito. É bom estar aqui… Em harmonia.

clip_image087 clip_image088 IMG_3347

Aproveito ainda para apanhar mais umas florzinhas… Bem sei que não é Primavera, mas os campos já se começam a revestir de cor e alegria…

clip_image089 clip_image090 clip_image091 clip_image092 clip_image093 clip_image094

E até as borboletas já andam no ar e os primeiros crocos do chão começam a brotar…

clip_image095 clip_image096 clip_image097 clip_image098 clip_image099clip_image100 clip_image101 clip_image102

Não resistindo às flores da serra, fui colhendo delicadamente uma a uma, cada uma das que fui encontrando. E quando dei por isso, deixámos a crista da serra e começámos a descer, por entre trilhos traçados no meio do pinhal, sempre com muito cuidado para não nos cruzarmos com as processionárias que poderiam magoar a Bicas.

clip_image103 clip_image104

Do Pinhal, descemos mais, junto à ribeira, indo depois dar ao local onde antes se malhavam os cereais.

clip_image105 clip_image106 clip_image107 clip_image108

E de onde podemos observar por entre o verde, Alegrete no fundo do vale…

clip_image109 clip_image110

Descemos pois, apanhando um belo trilho, junto à ribeira…

P1130928 P1130932

Tão bonito que até dava vontade de dançar!!! Para gáudio de todos e da Bicas que também queria dar o seu pezinho de dança!!

P1130933 P1130934 P1130935  P1130937

Depois desta alegre dança, atentamos num outro pormenor… Ao longe um rebanho de ovelhas pastam nos campos verdes e um “borrachinho”, como o MC lhe chamou, pequenino, pequenino toma também o seu almoço directamente dos úberos da mamã ovelha. E foi giro notar que, ao verem-nos, o rebanho se uniu em volta do borreguinho, como que a protegê-lo.

P1130939 P1130938P1130943 P1130941

Deixamo-los pois, em paz, na sua refeição e continuamos o nosso florido caminho, dando apoio ao mais piqueno, que diz que já não tem forças nas canetas!!

P1130945 P1130946 P1130953 P1130960 P1130955P1130959 P1130947 P1130950

Passando ao largo de Alegrete, notamos mais um borreguinho em hora de refeição… Contou-nos a dona que nasceu dias antes, no dia em que fez muito frio… Mas apersar de mimoso, não chegará à Páscoa… É o ciclo da sua vida…

P1130952 P1130957

Faltando muito pouco para chegarmos a Vale de Cavalos, fazemos um pouco de caminho por estrada, encontrando no vale, não cavalos, mas vacas bravas a pastar e a descansar ao solinho do fim de tarde…

P1130963 P1130961

E lá chegamos, 18,5km depois aos Moinhos dos Cubos onde, depois de uma bela banhoca, se começam os preparativos para o petisco que viria a ser o jantar…

IMG_3390 P1130964 P1130965

Ora o cardápio começou então com uma cachola e uma morcela bem assadinhas no carvão, bem regadas pela pinga que Lord Charles e Tia Cacá nos haviam deixado de véspera, seguidas de um belo piano no churrasquinho, com arroz “especial” e uma salada à maneira. Mas a surpresa da noite, foi o frasquinho que podem ver no centro da mesa…

Não, não são azeitonas… São Uvas!!! Uvas mágicas!!! Deixadas a macerar em boa aguardente, o fez delas um pitéu daqueles… assim tipo ginginha, com elas!!! Daqueles que é bom para tirar o frio!!! E depois do petisco, foi hora do chazinho, à lareira, lembrando as boas memórias da belíssima caminhada do dia.

P1130968 P1130969 P1130970 P1130971 DSCN0062 P1130972DSCN0064

E depois, bom… Depois foi hora de descansar, que no dia seguinte há mais… Tockadormir!!!