O dia porque tanto palmilháramos chegara. Esta seria a última etapa do nosso caminho… O dia da chegada a Santiago!! Dia de aumento do grupo! Dia de muita folia! Muita festa! E alegria!!
Esperavam-nos neste dia 16km de caminho até Santiago. Os últimos 16… Esperava também por nós um peregrino francês, de nome René que, tendo feito a solo o caminho desde Sevilha – onde começara a sua epopeia no dia 06-Abril, decidira que neste último dia havia de terminar o caminho na nossa companhia! E em boa hora o fez!! O nosso trio passava assim a um quarteto com a recente adição do René!
Era cedinho quando iniciámos a caminhada… 07h da matina e já nós erguíamos os bracinhos no ar para a foto, depois de uma noite serena e dos pezinhos tratados… Tockandar pelo bosque!!
Quando saímos do bosque, abrem-se-nos os horizontes, revelando uma paisagem bucólica e tranquila, quando passamos perto de um cruzeiro onde o Cristo se encontra sempre virado a poente (parece-me a mim que foi isto que o René mencionou quando por aqui passávamos).
À medida que avançamos, passamos ao lado do Pico Sacro que luzia aos primeiros raios de sol desta gloriosa manhã…
Mas melhor que o Pico Sacro é o primeiro vislumbre das Torres da Catedral de Santiago… Estamos a 12km de distância e ei-las a brilhar ao longe… Recordando-nos do nosso objectivo!!
São 08h00 e a barriguita já vai dando horas… Por isso pelas 08h40 paramos em A Susana, no café Hermo para um croissant e suminho de laranja!! 7km já cá moram… Agora só faltam mais 9… Tockandar!!!
Já em Piñero paramos uns breves instantes a admirar o conjunto da ermida de Santa Lucia, fonte e a ponte adjacente, antes de voltarmos a entrar no bosque…
À medida que seguimos as últimas vieiras e nos aproximamos de Santiago entramos em zonas mais urbanas, deixando o verde para trás… E contra o monte que se avista à nossa frente, avistamos novamente as Torres que indicam o nosso destino…
Com Santiago à vista, assobia-se uma marchinha para o caminho se tornar mais ligeiro… Toda a gente alinha e os sorrisos surgem enquanto chegamos ao nosso destino…
E é pelas 11h20, depois de 212km para mim e Ricardo, 106km para a Graça e 978km para o René, que chegámos finalmente a Santiago!!! Yuppiiieeee!!!
Depois de celebrarmos com a Judit (a alemã que encontráramos em Laza) que também estava na Praça do Obradoiro, vamos buscar a Compostela.
E é assim, com muitos sorrisos que termina a última etapa do nosso caminho… Quer dizer… Oficialmente termina assim, mas na prática, a festa só agora começou!!!
E enquanto o Ricardo vai descansar o seu pezinho com muito, muito gelo, a Graça vai com o René assistir à Missa dos Peregrinos e ao Bota-Fumeiro… Comemos um bom almocinho e depois encontramo-nos com os amigos Húngaros e os Polacos… Mais festa… Mais sorrisos e risadas… Mais olhares cúmplices de quem se reconhece como um igual… Mas isso fica para outro post…
Sem comentários:
Enviar um comentário