Foi numa gloriosa manhã que me juntei a um grupo de experientes caminheiros que, sob a batuta do AA se propuseram a ir da Praia das Maçãs até à Samarra. Connosco caminhavam também pessoas de um outro grupo, menos experientes nestas coisas do caminhar, mas nem por isso menos divertidos, ou com menos apetência por fazer um belo passeio neste dia de sábado.
E depois de uma pequena introdução ao passeio que iríamos fazer, deixámos o azul da Praia das Maçãs e rumámos a Norte, pelo litoral…
Caminhando junto às arribas, mas com segurança, lá fomos avançando a pouco e pouco… Até chegarmos às Azenhas do Mar…
Anichadas junto às escarpas, estas casinhas brancas, com a piscina natural das Azenhas do Mar fazem o postal perfeito desta pitoresca aldeia!!
Passamos pelos jardins e pelas azenhas e observamos as quadras que um poeta inspirado gravou nas rochas…
E prosseguimos caminho, tendo o céu e as nuvens como horizonte e o mar como melodia constante…
Descendo e subindo pelas encostas, junto ao mar, lá vamos avançando… Rumando a Norte e ao Magoito…
Na bela praia do Magoito, aproveitamos para observar as dunas fossilizadas aqui existentes…
Depois de deixarmos a Praia do Magoito, continuamos, subindo e descendo pelas falésias, enquanto observamos os campos floridos de um lado e o mar azul do outro…
As arribas tornam-se mais altas, pelo que começamos a ir menos à beira, subindo e descendo os montes que o trilho nos vai apresentando…
Mais uns passos por trilhos floridos e eis que chegamos à Lomba do Piano…
E é neste sítio muito especial que está planeado almoçarmos… Aos poucos lá vamos todos subindo… Uns com cordas e capacete, e outros de joelho no chão e tockasubir!!!
Uma vez lá em cima é só escolher o melhor sítio… Há para todos os gostos, com mais ou menos vento, com mais ou menos flores, mas sempre com muito mar e céu azuis e brancos…
Depois do piquenique, de bolinhos e broas caseiras, bem regado com moscatel e sumo de laranja algarvia, iniciamos a descida… Metemos as botas a caminho e rapidamente chegamos ao meio destino… Samarra à vista!!!
Para lá descemos e apreciamos esta bela praia… Há até quem não resiste a mergulhar os pezinhos na água…
Chega então a hora de dividir o grupo. Ficam na Samarra os caminheiros do grupo menos experiente e regressam à Praia das Maçãs os restantes…
Com um grupo mais pequeno, o ritmo é diferente e muito rapidamente acabamos por chegar ao destino…
Há quem não goste de fazer o mesmo trilho de ida e volta, mas neste caso, sabe sempre bem caminhar junto à costa… E o caminho é sempre diferente… Seja pela luz, seja pelo mar, seja pela subida que antes fora descida… O que interessa é caminhar… Dito isto, tockandar!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário