quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O regresso a Unhais da Serra

Uma vez mais regressámos a Unhais da Serra, vilazinha termal, aninhada entre os hermínios montes e a ribeira de Unhais… O local é idílico, plácido, sereno, e o H2otel aí belamente situado, ideal para uns dias de descanso e dolce fare niente…

E quando vou para puxar da maquineta para fotografar estas sensações, aparece-me a mensagem de erro no ecrã: Zoom System Error!!! Ora bolotas!! Então e agora?! Está certo que a maquineta já tinha uma valente kilometragem – na verdadeira acepção da palavra, com algumas quedas pelo caminho, mas nada fazia prever este abrupto desfecho… Desconsolada, lá tive de me servir do telemóvel para retratar o local…

foto0022 foto0023 foto0018foto0024

O 1º e o 2º dia foram simplesmente para relaxar e andar a pular do hammam para a sauna e da sauna para os duches, dos duches para as lagoas e das lagoas para a vasta piscina que nos levava ao exterior, onde ficávamos a sentir o ar fresco (e frio) a passar na cara, enquanto o corpo estava mergulhado na água tépida, aquecida pelo calor proveniente da quente água termal…

foto0052 foto0053 foto0051foto0045 foto0046 foto0050foto0047

Já o 3º dia foi para caminhar… Quer dizer, fazer um pequeno passeio, com um guia muito especial… Saímos nós do H2otel e encontramos um cãozinho preto, com uma das patitas branca. Claro que lhe fui logo fazer uma festa!! E não é que o canito se levanta, mordisca-me a mão e rapidamente se coloca na nossa dianteira, como que a dizer “Olá, não queres que te leve a conhecer a Canada dos Pastores?” E nós, aceitámos o gentil convite, pois claro!!

foto0032 foto0029 foto0030 foto0028

A Canada dos Pastores é um pequeno trilho usado pelos pastores e seus rebanhos desde há muito, muito tempo… Já o fizéramos antes, percorrendo este caminho e passando a Pedra dos Desejos, onde a Princesa Sabina se sentava à espera que o seu Aleixo voltasse… Mais à frente temos a Cova do Lobo… Do outro lado a Ribeira de Unhais que corre em direcção à vila homónima…

foto0033 foto0034 foto0035 foto0036

Cruzamos esta ribeira por uma ponte e continuamos, abrindo caminho, sempre com o cãozito por perto… Descobrimos então que o cãozito era afinal uma cadelita!!

foto0037 foto0039 foto0038

Mais à frente houve que cruzar outra ponte, sobre a Ribeira de Alforfa. Só que a cadelita estava cheia de medo e não quis passar… Nem com a oferta de bolinho!! Fiz-lhe umas festinhas e atravessei a ponte. Já do outro lado, quando olhei para trás e ela já lá não estava, preparámo-nos para avançar. Foi então que a ouvimos ladrar e aos pulinhos e aos saltinhos, lá veio ela, pelo meio da ribeira, saltitando sobre as pedras e a água. Chegada ao pé de nós, foi uma alegria!!! Levou muitas festas e acompanhou-nos mesmo até à entrada de Unhais da Serra onde, apercebendo-se bem onde estava, nos lançou um olhar meigo e foi brincar com mais uns cãezitos locais…

foto0040 foto0041 foto0042 foto0043 

Findou assim este belo passeio, com um invulgar e muito meigo guia canino.

No 4º e último dia, depois do ritual aquático, deixámos o H2otel e Unhais da Serra e subimos à Torre, onde estava um frio de rachar!!!

foto0055 foto0057 foto0060 foto0061 foto0059 foto0056

Uma vez lá em cima, estacionámos o carro e nem 15 minutos estivemos fora dele, tal era o frio…

foto0063 foto0062 foto0064

Frio de rachar?! Naaa… É mais frio de congelar o travão de mão!!!

Ah, pois é!! Foi mesmo o que nos aconteceu!!! Lá tivemos de chamar a Assistência em Viagem e vir a reboque até à Covilhã… Disse-nos o sr. do reboque que quase todos os dias em que o frio aperta na Torre, são chamados lá acima para trazer carros para baixo, com este problema… Desde Audis a jipes!!

Já na Covilhã, com temperaturas (ainda que frias) já positivas, o travão descongelou e já pudemos fazer a viagem de regresso a casa, depois destes belíssimos dias em Unhais da Serra e no H2otel!!

Sem comentários:

Enviar um comentário