Já há algum tempo que tinha vontade de fazer um curso destes... E desta vez a oportunidade apresentou-se e eu... Zuca, agarrei-a!
Existem algumas entidades que dão formação nestas áreas. Optei pela Cruz Vermelha porque é uma entidade com provas dadas e onde, à partida, iria ter certamente um curso com um elevado grau de qualidade.
E assim foi. Em 3 dias, horário pós-laboral, desde a 2ª hora do curso, começamos a aprender práticas de Suporte Básico de Vida, que é assim como quem diz, tentar salvar a vida a alguém com paragem cárdio-respiratória.
O curso é dado para leigos, portanto não se preocupem com os termos pomposos... Na prática, ensinam-nos como proceder quando deparamos com situações tipo: encontrar uma pessoa desmaiada no chão. Averiguar se respira ou não... Chamar por ajuda!! Iniciar manobras de compressão para manter a pessoa viva até a ajuda chegar... Usar um Desfribilhador Automático Externo...
Depois passamos à parte das feridas, das queimaduras e outras lesões... AVCs e Enfartes são também abordados. Bem como a Manobra de Heimlich para a malta que fica engasgada!!
O importante nestas coisas acaba sempre por ser: manter a calma - a nossa e a dos outros!!
Avaliar a situação, garantir a segurança e chamar por ajuda.
A conclusão a que todos chegámos é que o Socorrismo deveria fazer parte integrante da nossa Formação Cívica. É tão importante como sabermos ler e escrever... E, na minha opinião, mais importante ainda que a disciplina de Religião e Moral que éramos obrigados a ter em miúdos!!
Pode ser que com o tempo isto evolua e a gente lá chegue...
Até lá... Tockatirar um cursinho destes e esperar que nunca seja necessário usá-lo!!
Sem comentários:
Enviar um comentário