Foi no Freixial a caminhada de sábado passado. E que tem o Freixial de tão especial? Poderíamos dizer o coreto, ou o chafariz oitocentista, ou o ambiente rural… Mas não… O que o Freixial tem realmente de bom é mesmo o nosso casal especial: Ermelindo e Camila!!
E como até era o aniversário do Ermelindo, lá veio ele, na frente, mostrando orgulhosamente a sua terra aos restantes Amigos do Trilho.
Caminhámos por bonitos trilhos, acompanhados pelo ribeiro, até começarmos a subir, passando pertinho do Cabeço de Montachique.
Depois, a caminhada entrou em passo mais ligeiro…
E a boa disposição era reinante!!
Por entre a vegetação meia seca de Verão, lá fomos nós avançando
Desviando-nos das silvas e outras plantinhas que nos fazem uma exfoliação natural nas perninhas!!
E depois entrámos neste campo de alcachofras em flor…
Que, lindas, brilhavam ao sol…
Nem as bumble-bees resistiam!!
E depois foi altura de começar a subir, socalco a socalco…
Pelo meio dos campos já secos, passando antigos moinhos de farinha, com modernos moinhos de vento como pano de fundo…
Nem o nosso fotógrafo resiste à foto!!
O Verão estava aí… E também o calor… Muito… E nesta parte do trilho estávamos envoltos pela vegetação, o que criava um efeito de estufa…
Fugindo um pouco ao trilho original, abrigámo-nos do calor, na sombra de um moinho de vento… E que bem soube!… Um pouco de descanso, um pouco de água, frutos secos… Até limonada geladinha houve!! E até a vegetação seca, mostrava agora algumas flores…
Enfim… De ânimos já repostos, lá traçámos nova rota, rumo ao Freixial, que a hora já era tardia… Em passo meio estugado, meio afrouxado, o grupo chegou finalmente ao Freixial, onde, o tão árduo esforço foi largamente compensado!
É que à nossa espera estava uma magnífica sardinhada!! E não esperem ver fotos da mesma… Estava tudo muito ocupado, com a sardinha a pingar no pão e um copito de vinho na outra mão!! E tockacomer!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário