Domingo partimos em busca de morangos, esse fruto vermelho, em forma de coração, suculento e doce, de aroma inconfundível, que tanto se cultiva em terras do Oeste.
Fomos até ao Festival do Morango, no Ameal fazer a Rota dos Morangos. Um passeio de 10km, por entre morangais e terrenos rurais…
E da flor ao morango é um pulinho, conseguido à custa de estufas de Inverno e sol de Primavera… De aranhas israelitas que são as guardiãs dos moranguinhos, protegendo-os de bichinhos atrevidos… Isto é a agricultura biológica!!
Vêmo-los pendurados, por uma espécie de cordão umbilical, que lhes vai alimentando o interior até crescerem e ficarem bem vermelhos, docinhos e suculentos!!
Umas bagas de palhinha, como os ingleses rudimentarmente lhes chamam [strawberry = straw (palhinha) + berry (baga)]
E vamos cruzando os morangais a perder de vista,
Alguns, onde decorria a apanha e selecção por tamanho…
Bem como o controlo de qualidade!! Este pareceu-me bom e bonito!! E dei uma mãozinha na apanha!! E era bem docinho, posso garantir!!
Bem perto, campos floridos contracenavam com o verde dos morangais…
Verdes por cima, que por baixo se nota o vermelho das bagas…
As desejadas bagas a que no final do passeio tivemos direito… Uma caixinha de morangos, daqueles que ainda não passaram por 10 arcas frigoríficas antes de chegarem às nossas mãos… Daqueles que ainda cheiram e sabem a morango!! E eram bons!!
Sem comentários:
Enviar um comentário