segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Sábado em Alenquer e Montejunto

Sábado foi dia de visitar Alenquer, a vila presépio.

Foi mais uma boa caminhada, com gente boa e simpática, e com um verdadeiro guia, o Paulo Marques, que nos abre os olhos para os pormenores da sua terra...

...Para este ou aquele arbusto que ele nomeia com sabedoria, ou para esta ou aquela pegada de texugo, ou raposa...

Desta vez, já não estamos em tempo de colheitas...

...Os figos já não há e os bons marmelos já se foram...

...Mas andámos por bosques de carvalhos, que a pouco e pouco começam a tomar conta daqueles campos que já foram em tempo seus...

...É uma paisagem em mutação, devido ao abandono do cultivo naquelas zonas...
...A Natureza a retomar o que é seu.

Visitámos ainda o interior de um moinho e conversámos com o seu antigo moleiro, que nos explicou e mostrou como fazia para rodar o moinho para este apanhar melhor o vento, como é que colocava a mó lá em cima, para depois moer o trigo em farinha...

Serviu para abrir o apetite...

...O apetite de voltar a subir Montejunto, claro está!

Se de manhã a serra se encontrava ensonada, envolta atrás das nuvens, tal como nós nos envolvemos nos edredons fofinhos, à tarde ela revelou-se no seu esplendor.

A tarde estava óptima e foi bem aproveitada para experimentar o GPS.

Tinha na véspera marcado um trilho em Montejunto recorrendo ao Google Earth, que depois passei pra o GPS. E não é que o trilho bateu certinho com o percurso que fizémos?

Maravilha!! Valeu bem a pena o dinheiro!!

Saímos do Centro de Interpretação e fomos direito ao bosque de castanheiros... ainda apanhámos umas castanhas, mas ainda não havia muitas...

...Depois descemos à volta da serra, apanhámos o trilho, passámos o Abrigo Florestal e subimos o caminho de N.Senhora até avistarmos os radares bem pertinho...

...Depois de repousarmos um pouco e vestirmos uns corta-vento (que o ar da serra é bom, mas fresco!) lá continuámos a subir...

...Entrámos na Ermida de S.João, lá no cimo, a 666m, apreciámos a vista e começámos a descer... pela calçada romana que nos levou de volta ao Centro de Interpretação.

Foi um dia bem passeado!!