sábado, 13 de agosto de 2011

Tockandar nos Pirenéus – Dias 6 e 7: Lourdes e o regresso a casa

Hoje alguns de nós deixámos as botas e os bastões para trás… Vestimos a roupinha de passeio e lá fomos dar uma voltinha de carro… Rumo a França… É que estar aqui tão perto e não chegar a ir espreitar os Pirenéus do outro lado não parecia bem!! ;)

Curvas e mais curvinhas, passamos por aldeias semelhantes a Benasque, mas de maior dimensão… E eis que chegamos a França!! Ao contrário do que esperava, estava menos arranjada que Espanha… As aldeias não tinham aquele aspecto organizado e homogéneo de aldeia de montanha que havíamos conhecido no lado espanhol… Em França, as coisas eram mais cinzentas e com aspecto menos rústico, mas mais pobre…

Chegámos a Lourdes…

Deixámos o carro uns 500m antes do santuário e começámos a “peregrinação”… 3 cépticos com curiosidade em perceber o que leva milhares de pessoas a ir ali…

SAM_0655 SAM_0656

E não conseguimos entender… Ruas e mais ruas e mais ruas… E ainda mais ruas… cheias de comércio “religioso”, a lembrar Fátima… Mas aqui o que se vende bem são as garrafinhas, garrafas e garrafões (vazios) para depois se encherem da água, dita “milagrosa” que brota da gruta de Lourdes, onde alegadamente uma menina, Bernardette Soubirous, terá encontrado a “Virgem Maria”…

SAM_0653

Na dita gruta, uma fila enorme de pessoas que querem tocar o local onde as visões ocorreram… Antes disso, uma fonte – tipo a do Luso, em Portugal, de onde brota água onde algumas pessoas aproveitam para se refrescar e outras enchem avidamente as garrafas, garrafinhas e garrafões… E por cima da gruta, o santuário…

SAM_0654 P1100935

Centenas de pessoas no local… Muitas, notoriamente enfermas, circulam nuns triciclos puxados por jovens voluntários… Os olhos meio apagados, parecem ver alguma luz de esperança neste local… Vêem o que nós não conseguimos ver, ou sentir…

SAM_0657 SAM_0658

Entramos na igreja, em cujos vitrais é contada a história de Bernardette…

SAM_0659 SAM_0660

Também o templo é acinzentado por dentro, com zonas em cimento…

SAM_0661 P1100937

Enfim, saímos de Lourdes um pouco decepcionados… Uma amiga que lá estivera antes disse-me que sentiu uma energia muito boa no local… Mas o que sentimos, para além do frenesim de comércio religioso, foi o véu de dor que se via nos olhos das pessoas doentes que por ali andavam… Havia contudo uma réstia de esperança, ou de fé… Mas não se sentia alegria, nem paz… Foi… estranho.

Mas claro, valeu pelo passeio, por sair do mesmo local, por ver de um outro ângulo os Pirenéus… ou Pyrénées!! Por quase sermos multados por não darmos prioridade à direita (depois de termos estado parados no cruzamento)… Mas isso é outra estória!! ;)

Regressados a Benasque, era altura de fazer as malas… E saboreando uma pint de Guiness, após um valente jantar de tapas e uma bela sopa, lá pusemos a conversa em dia com o resto da malta que, nessa manhã fizera uma pequena, mas muito bonita caminhada em Benasque e Cerler.

SAM_0666 SAM_0667

Em jeito de rescaldo, posso afirmar que foi uma boa semana…

Uma semana de descobertas… De alguma aventura… De sorrisos… De síndromas de Taz…

Uma semana com um pedacinho de tudo, para equilibrar a balança!!

Uma semana de conhecimento… Auto e dos outros…

Uma semana de passeios e caminhadas, belíssimas caminhadas…

Uma semana em que a companhia não podia ser melhor… Pelo respeito, pela amizade, pelo apoio, pelos sorrisos partilhados…

A tudo isso brindamos, sorrindo…

SAM_0668

E agora era altura de regressar… Malas feitas, seguimos viagem, deixando para trás as gargantas dos Pirenéus, mais as roulottes que por ali circulavam, tirando-nos às vezes do sério… Nada muito sério!! ;)

P1100942 P1100944

Km a km, deixamos também para trás as auto-estradas espanholas com vista para a aridez de Espanha, pontuada aqui e ali por esta ou aquela serra…

Até chegarmos, já noite caída, a Portugal… É muito pequenino, mas muito formosinho, este nosso país…

Passamos em Vendas Novas, para a bela da bifana (tinha de ser!!) e rumamos a casa, para o resto das férias!!! E tockandar!!!