quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Centenário da República em Sintra

Celebrámos o 1º Centenário da República, com uma caminhada no Monte da Lua.

Saímos da Barragem do Rio da Mula, subindo rumo à Pedra Amarela…

O tempo estava meio cinzento, meio preguiçoso, mas a gente pôs botas a caminho e lá fomos subindo e apreciando as vistas em redor, conquistando o marco geodésico da Pedra Amarela.

Depois começámos a descer ligeiramente, entrando num trilho ladeado de bosques fabulosos, mágicos e míticos…

Rumo à Peninha, encontrámos estas belas flores, Beladona, de seu nome, vulgo “Meninas pr’a escola”, por aparecerem sempre nesta altura de início de Outono e início de aulas.

P1040244 P1040245

Mais uma subida e chegamos à Peninha, de onde avistamos, por entre o verde e o mar, o farol do Cabo da Roca.

Deixando a mítica Peninha para trás, descemos e rapidamente nos encontramos envoltos no, não menos mítico, bosque da serra de Sintra.

P1040249 P1040250

Passamos o Tholos do Monge, vestígio megalítico aqui existente, a 491m de altitude, e depois de passarmos à Memória dos Soldados, descemos sempre pelo trilho normal (uma vez que o Trilho das Pontes foi destruído no Inverno) até avistarmos a albufeira da Barragem do Rio da Mula.

Onde terminamos com a bela da foto de grupo,

Pintando uma aguarela com os nossos sorrisos…