segunda-feira, 4 de maio de 2009

Os trilhos da Peneda

Foi um belo fds mais comprido na Peneda.

Pela Companhia, pelos Trilhos e pelo Bom Tempo que se fez sentir, foi um Sucesso!!

Arrancámos de Lisboa na 5ªF ao fim do dia para uma viagem de 4h30 até lá acima, à Peneda. Depois de uma bela e merecida paragem no Encanada, para comer o sarrabulho e os rojões (levando o que sobrou para as sandes do dia seguinte), ali mesmo ao pé da Ponte do Lima.

P1010628

Lá seguimos até ao destino, desviando-nos das vaquinhas

P1010695

E cabritas que havia na estrada, até chegarmos ao Hotel da Peneda.

P1010633

Mais concretamente ao Anjo da Guarda - uma espécie de “abrigo” com quartos que parecem celas, usadas para malta que vai em peregrinação até ao santuário que está adjacente ao hotel e é uma réplica do Bom Jesus de Braga.

P1010632

Com uma decoração espartana – somente um crucifixo, os quartos até nem são muito maus, desde que o quarto de cima esteja vazio… Caso contrário, ouve-se tudo!! Mesmo tudo!! Desde os passos no soalho até ao “serrar” pela noite fora!!!

E mesmo com as giestas nas portas, os diabretes andaram à solta, impedindo o soninho descansado…

Primeiro dia:

De manhã, após um belo pequeno-almoço, foi hora de reunir os caminhantes e avançar por essa bela serra a dentro.

P1010667

Partimos ali de bem perto da Gavieira e fomos seguindo por trilhos já marcados, outro “inventados” pelo nosso guia, que de acordo com os locais “Deve ser galego!!”, isto porque vai sempre pelas cruzes, em vez de seguir pelo trilho normal!!!

P1010657

P1010659

P1010648

Subindo sempre, atingimos o cume mais alto da serra, a 1416mt de altitude, não sem umas risadas pelo meio à pala de um certo spray que rapidamente tira as dores à malta, e que dá pelo inofensivo nome de “Elmetacin”.

P1010678

Agora digam isto em voz alta e já vão perceber o motivo da risada pegada!! Por isso é que as dores passavam tão depressa!!! Hehehehe!!

P1010665

P1010643

Entre umas belas gargalhadas, começámos a descida, indo dar a S.Bento (não, não é o da Porta Aberta – que está sempre fechada) mas antes o S.Bento das malgas de verde tinto, “fruskinho” que soube que nem ginjas àquela malta sequiosa depois de tanto km já palmilhado.

P1010666

P1010659

P1010662

Voltando ao Hotel, e já com os duchinhos tomados, reunimo-nos para o belo jantar… Que teria sido melhor se as doses de posta não fossem enganadoramente duplas… Mas tudo bem!

A malta estava divertida e do jantar com tanta gargalhada à mistura, patrocinada pelo verde tinto, fica uma boa memória!!

E a seguir prometia-se a história do Rouxinol, contada pela MJ, mas ela escapuliu-se!! Nós bem nos sentámos no chão, tal qual meninos à espera de uma história antes de adormecer, mas nem isso a demoveu…

Contudo o JR, inspirado pelo momento, de repente solta a voz e lança-nos uma poesia do saudoso Ary dos Santos, recitada de olhos fechados e plena de sentimento, que ao soar o final “Poeta castrado, não!”, nos arrancou um forte e merecido aplauso. Estava contada a história para esta noite. E os convivas lá se recolheram (uns para os quartos, outros para os joguinhos de dominó e sueca).

Segundo dia:

Entre “ais” e “uis” das pernas que estavam frias, lá tomamos o pequeno-almoço. Depois avançámos para a 2ª caminhada em Castro Laboreiro.

Passando por belos exemplares desta raça canina nacional, seguimos um trilho já marcado e bem bonito, por sinal!

P1010719

Encontrámos garranos e garraninhos, e rãs, que nos deram um concerto de boas vindas à sua lagoa,

P1010769

Pontes romanas,

P1010775

E bicos de pato,

P1010782

Penedos e mais penedos,

P1010806

E riachos… muitos!

P1010780

Mas malgas de tinto verde fruskinho é que já não voltámos a apanhar!!!

Só por causa disso, desviámos do trilho e subimos ao Grande Penedo… imponente!

P1010809

Aí se almoçou e repousou, enquanto outros de nós subimos o penedo até lá bem acima!

P1010801

A vista era impressionante. E como se estava lá bem… O tempo tinha aquecido e até houve quem trabalhasse para o bronze!!

Mas lá tivemos que descer… porque a ideia era ainda tentarmos tomar o castro de Castro d’Aire de assalto, por trilhos nunca dantes caminhados…

P1010817

Contudo, o atravessar do rio, revelou-se um problema… Depois o nosso recitador de poemas desapareceu e quando se preparava uma missão de busca, lá aparece ele… suado e arranhado, mas bem! Por ali também não havia passagem… E lá voltámos ao trilho, olhando ao longe o castro e prometendo voltar ao ataque noutro dia…

De volta ao hotel, banhoca tomada e tockandar para Melgaço, que hoje é noite de tasquinhas!! A Feira do Alvarinho andava por essas terras e os Amigos lá foram… Mas ao chegar, vimos que aquilo era muito barulho para os nossos ouvidos…

Mas houve episódios engraçados, como quando um moço de Trofa, já bastante embriagado se abraçou ao JR e o JR a ele… E no final toda a gente lhe perguntou: “Mas conhecias o fulano?” e ele “Não!!” Mas pelo menos era amistoso!!

E a simpática mocita que nos atendeu e que queria ir buscar a máquina calculadora para dividir o total da conta por 10!!!

E mais coisinhas assim, que deram que rir até chegar a hora de dormir…

Terceiro dia:

Era o último dia… O dia de empacotar a tralha de volta para casa…

Mas primeiro foi altura de fazer novo percurso. Desta vez, mais um trilho marcado… O trilho da Peneda!

Começa com uma valente subida, por uma “estrada de pedra” que nos leva até bem lá acima, a um açude, de límpidas águas, que reflectem o céu e os penedos à volta, com flores à superfície da água…

P1010844

Depois, é só seguir o trilho e as mariolas, passando por árvores que morrem de pé,

P1010856

E construções “aranófilas” sobre os rios…

P1010858

Terminamos no santuário da Peneda, junto à cascata, para a foto de grupo.

P1010861

Aproveitamos para as despedidas, uns que vão para um lado, outros para outro…

Almoçamos em Ponte de Lima, depois de várias tentativas frustradas de encontrar almoço no Soajo. Voltamos ao Encanada, ficamos na esplanada, mesmo em frente ao rio, vendo desfilar os ranchos, trajados a rigor, com os cordões de filigrana de ouro ao pescoço, vendo os barcos a atravessar o rio, e após um valente almoço, lá seguimos viagem… para sul… para casa.

Entre lagoas e riachos de límpidas águas e campos coloridos de esmeraldas, safiras e ouro, caminhámos, soprados por uma brisa que consigo trazia as fadas da natureza, que aos nossos ouvidos sussurravam “Carpe Diem”.

pan

E certamente que aproveitámos bem todos os dias que lá estivemos!

2 comentários:

  1. Olá Gambuzina, gostei muito da descrição... foi um fds óptimo!
    luisnog

    ResponderEliminar
  2. Ah, pois foi, Luís!!
    Um fds bem esgalhado!! Que deixa muito boas memórias e muita vontade de repetir!!

    ResponderEliminar