quarta-feira, 26 de novembro de 2008

A 1ª vez em Gredos

Foi no Domingo que fui pela 1ª vez a Gredos.

Pela primeira vez subi uma montanha, a Mira, pela 1ª vez subi acima dos 2000mt, pela 1ª vez andei na neve...

E pela 1ª vez tive aquela magnífica sensação de euforia de atingir o cume e me sentir nas nuvens!!

Foi com um grupo espanhol, de Badajoz, que me decidi a conhecer um cume desta serra. O cume da Mira, a 2343mt de altitude, seguindo a rota dos Galayos, que são, ao que percebi, uns rochedos onde há quem faça escalada.

Partindo de Nogal del Barranco,

Vamos subindo sempre,

Parando nas 2 ou 3 fontes por onde passamos para repor líquidos e forças, e retirar roupa!! Sim que isto das caminhadas tem a sua componente de strip (sem tease!!)

A dada altura, o guia refere que até ao refúgio Victory vamos seguir pela rota clássica, ou seja, por caminhos de cabras!! E elas por lá andavam a mirar-nos...

Chegados ao refúgio, aproveitamos o solinho e as vistas, fabulosas.



E depois, tockandar que ainda só fizemos 1/4 do percurso.

E por tockandar, entenda-se tockasubir!!!

Chegamos à zona da neve... Colocamos as polainas e vestimos os casacos, gorros e luvinhas, que está frio, pois então! A neve não se dá em calor, certo?



E subir na neve foi muito giro... A paisagem revela-se de uma forma tão diferente... A luz reflectida pelo manto níveo que cobre as pedras...



E sempre a paisagem, porque estamos bem alto e por sorte temos uma visibilidade excelente.



E finalmente o cume desejado é atingido!!

Yupiii!!!

Todas as caras esboçam o mesmo sorriso, de quem cumpriu a missão a que se propôs.

E não consigo explicar, como é que depois da dureza que foi subir, literalmente à unha, aquela montanha, a alegria interior que se sente... A paz interior que se sente. Ninguém consegue parar de sorrir...



Distribui-se chá quente e "turrones", junto com um pouco de licor de café, para aquecer mais ainda os ânimos e dar força, para nos despedirmos do cume, porque afinal, a vida continua lá muito em baixo... E ainda a caminhada vai a meio...



E começamos a descida... Por caminhos de cabras, também. Com algumas quedas, bem catitas por sinal, porque foram sobre a neve e ninguém se magoou!! Só se riu!!

E depois de muito penar, lá chegamos novamente ao refúgio!

E daí por trilho marcado continuamos a descer... Mais e mais e mais... até começarmos novamente a ver bosques e a deixar para trás as rochas e a montanha, que nos recebeu tão bem nesse domingo.

1 comentário:

  1. Tambem já fiz o La Mira... e tambem em Novembro. è na verdade uma paisagem espectacular.
    Voltei lá mais tarde mas não consegui subir porque tinha muito gelo e não ia preparado. Em junho estive a escalar no grande e pequeno galayo com o grupo do CAAL e cada vez me sinto mais envolvido com aquela paisagem.
    Quero agradecer te tambem as palavras amigas que escreveste sobre a organização das caminhadas de Dornelas. Penso sair este próximo fim de semana longo. Talvez outros picos de Gredos ou então serra da Estrela. Queres alinhar?

    ResponderEliminar