quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Curso Primeiros Socorros

Acabei ontem de tirar um curso de Primeiros Socorros na Escola de Socorrismo da Cruz Vermelha Portuguesa!

Já há algum tempo que tinha vontade de fazer um curso destes... E desta vez a oportunidade apresentou-se e eu... Zuca, agarrei-a!

Existem algumas entidades que dão formação nestas áreas. Optei pela Cruz Vermelha porque é uma entidade com provas dadas e onde, à partida, iria ter certamente um curso com um elevado grau de qualidade.

E assim foi. Em 3 dias, horário pós-laboral, desde a 2ª hora do curso, começamos a aprender práticas de Suporte Básico de Vida, que é assim como quem diz, tentar salvar a vida a alguém com paragem cárdio-respiratória.

O curso é dado para leigos, portanto não se preocupem com os termos pomposos... Na prática, ensinam-nos como proceder quando deparamos com situações tipo: encontrar uma pessoa desmaiada no chão. Averiguar se respira ou não... Chamar por ajuda!! Iniciar manobras de compressão para manter a pessoa viva até a ajuda chegar... Usar um Desfribilhador Automático Externo...

Depois passamos à parte das feridas, das queimaduras e outras lesões... AVCs e Enfartes são também abordados. Bem como a Manobra de Heimlich para a malta que fica engasgada!!


O importante nestas coisas acaba sempre por ser: manter a calma - a nossa e a dos outros!!
Avaliar a situação, garantir a segurança e chamar por ajuda.

A conclusão a que todos chegámos é que o Socorrismo deveria fazer parte integrante da nossa Formação Cívica. É tão importante como sabermos ler e escrever... E, na minha opinião, mais importante ainda que a disciplina de Religião e Moral que éramos obrigados a ter em miúdos!!
 
Pode ser que com o tempo isto evolua e a gente lá chegue...
Até lá... Tockatirar um cursinho destes e esperar que nunca seja necessário usá-lo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário